E o motor é 1300…

Eu quase caí de costas.

Enfim, com a história da “quebra” do Karmann no sábado, resolvi trocar, além da correia e do distribuidor, as velas e os cabos do motor.

Aí, papo vai, papo vem… Descubro que os motores do Gol BX (e esse é o motor que está no meu Karmann) com 1600 cilindradas passaram a usar cabeçotes de seis aletas em 1984, acompanhados de velas de rosca longa.

Pois bem, tratei de tentar descobrir que modelo de cabeçote tinha no meu carro, para comprar as velas certas. Se tivesse um cabeçote com oito aletas, seria pré 1984 e usaria as velas de rosca curta. Se tivesse seis aletas, teria as velas com rosca longa e cabeçote do “moderno”.

Fotografei e contei: sete aletas…

Aí a foto não me deixa mentir. Sete aletas. Mas que catso o antigo dono desse motor de Gol BX – que iria colocá-lo em um triciclo – fez?!

Procurei, então, pelo número do motor. Vai que algum aficcionado fez uma separação por lote de produção e tal…

Não da pra ver muita coisa, mas o motor começa com BY….

Aí, após verificar o número de motor, veio a grata surpresa. Motores iniciados com as letras BY são do Gol BX, mas na versão 1300.

Puta que pariu. Fui enganado há 5 anos pelo futuro ex-motoqueiro do triciclo alado e, agora, que esse número de motor já consta no documento, ele ficará lá pra sempre (ou até o dia em que eu substituí-lo por um elétrico).

Imagem retirada do site http://www.fuscaclube.com.BR

Enfim, culpa minha que na época não procurei examinar esses detalhes para descobrir q não se tratava de um motor 1600.

Agora vamos de 1300 que, pelo menos, é mais econômico. E que ficou redondinho com as peças novas que dei a ele.

2 comentários sobre “E o motor é 1300…

  1. Não faz drama, para passar para 1600 é a coisa mais fácil do mundo. Compre um Kit Mahle e coloque. Pode ser que tenha que usinar a carcaça para a camisa entrar no buraco. Vai ter que usinar os cabeçotes para a camisa caber e tem que acertar a taxa de compressão, uma retífica boa faz isso. Aproveite e abra o motor e coloque o comando Engle W100 usado nos FVee a Ar que te fiz por 200. Troque as bronzinas e mancais. Não se faz meia sola em motor VW a Ar. Não troque os cabeçotes, devem ter sido rebaixados e perderam uma aleta, mas os fabricados hoje são ruins. Só troque se tiverem rachados ou ruins.
    Abs,
    Zullino

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