Cerco à placa preta.

Todo mundo sabe. Todo mundo vê.

Mas é cômodo. É facil. Hoje, tirar placa preta para um carro antigo é uma questão de segundos. É o tempo que leva pra ligar a um “determinado clube” ou para você fazer um depósito a qualquer despachante com contatos dentro de um Detran.

Mas isso está para acabar. Ou pelo menos parece que está. O Denatran encaminhou no dia 15 de maio um ofício a todos os clubes e entidades credenciadas por ele para a emissão de Certificados de Originalidade, onde solicita informações sobre os critérios utilizados nas vistorias dos veículos antigos candidatos a placas pretas.

 

denatran
Copia do oficio – com o nome do clube tapado, que cisculou em grupos de Whatsapp

 

Nesse primeiro passo, ainda não parece que teremos a caça as bruxas – ou as placas pretas irregulares. As entidades tem o prazo de 15 dias a partir da data de recebimento do ofício para apresentarem suas justificativas.

Hoje, existem em todo o Brasil cerca de 40 clubes autorizados para a emissão do Certificado de Originalidade. O oficio solicita que esses clubes justifiquem como são feitas as vistorias e que planilhas de pontuação utilizam para a aprovação do certificado.

Como foi dito na abertura dessa matéria, algumas dessas entidades credenciadas sequer realizam a vistoria. Normalmente fazem isso por foto. Quando fazem…

Um comentário sobre “Cerco à placa preta.

  1. Legal. Melhor será quando auditarem os 40 clubes, checando se os critérios foram aplicados na emissão dos Certificados. Aí a cobra vai fumar…
    Tenho um carro PP. Foi “conquistado” de acordo com rigorosos critérios técnicos e, principalmente, com objetivo de manter minha consciência tranquila e seguir os ditames legais. Os “placa treta” deveriam saber que, antes de enganar os outros, estão enganando a si mesmo….
    Pensando mais além, outro ponto importante: o cara deixa o carro dentro das regras necessárias até a vistoria, e depois “desconstroi” o carro todo, com rodas de biga, suspensão raspando o chão, “xenão”, etc. E ainda assim desfila com um placa preta. E aí? Vistorias anuais para coibir estes casos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s