Meus carros: VW Passat TS 1978 (parte1)

Bom, como vocês já leram no texto do Maverick, depois de tanto tentar vender o Ford, resolvi levá-lo ao Sambódromo e acabei colocando ele num rolo com um Passat TS.

Eu nunca fui fã de Passat. De verdade. Mas a idéia de ter um carro para poder realmente usar no dia a dia, com peças baratas e abundantes (e mais fácil de vender que o Maverick), me agradou. E com o tempo, passei a gostar do carrinho.

Acabei trocando e pagando mais R$ 500 ao antigo dono do carro. O carro não estava no nome dele, mas ele me entregou o documento preenchido e assinado e logo fui resolver isso. Ficou combinado que eu ainda devolveria o carburador (um 3E) assim que arrumasse o “original – um Solex alemão ou um Weber miniprogressivo. Aí, na hora de legalizar o bichinho, apareceu uma multa por rodízio e eu resolvi não mais devolver o carburador. Fui a um desmanche e acabei colocando ele no rolo com um Weber miniprogressivo a álcool.

Taí. Esse foi, de longe, o antigo mais inteiro que tive

Mas é bom dizer – e as fotos provarão – que este foi o melhor antigo que já tive. A pintura era boa e a  lataria também. Não havia pontos de ferrugem.

Só alguns detalhes de um carro mal cuidado.

As portas não fechavam direito. Pura regulagem. As maçanetas eram todas originais mas as chaves não. Tratei de fazer dois jogos  com os modelos originais.

A parte elétrica estava bem modificada. O dono havia instalado uma chave geral, havia fiação de som aos milhares e também uma outra gambiarra pra modificar o funcionamento dos piscas (que viravam lanterna) Levei o carro num auto elétrico e o cara resolveu tudo pra mim.

Apesar de ser um TS, o carro não tinha o console central, com os três reloginhos. Tratei de comprar um original pelo Mercado Livre e instalar. Euq queria tudo funcionando. O mesmo auto elétrico resolveu o problema para mim.

As rodas também eram modificadas. De Gol, eu acho. Mas não achava as originais do TS. Acabei optando por um conjunto semelhante e mais barato. Com direito as calotinhas em formato de copo. Eu curti ajeitar esse Passatinho.

Tudo como manda o figurino: conta-giros, console central e volante de três raios

Eu andava feliz e satisfeito com o TS, que já não tinha o motor original. No lugar estava um 1.8 a álcool (o carro tinha até o reservatório de gasolina original dos Passat mais modernos) que começou a queimar óleo na semana seguinte em que comprei o carro. Levei num mecânico e ele me veio com uma proposta: um amigo tinha um motor 1.9 de competição, em bom estado. Ele me venderia aquele motor e instalaria no meu carro. É claro que eu faria um misto dos dois motores. Usaria bloco, anéis e pistões do 1.9 e o meu cabeçote com o meu comando, para que o motor não ficasse muito forte.

Curti a ideia de ter um foguetinho nas mãos e acabei topand o negócio. Troca feita, o Passat parou de queimar óleo e passou a andar mais. Só não andava mais forte ainda porque o escapamento limitava.

A patroa conheceu o Passatinho. Andou uma única vez. O suficiente para se manter um pouco afastada… se é que vocês me entendem… O ódio mortal que ela cultivava pelo Passatinho começou mesmo numa segunda-feira.

Eu estava na Avenida Brasil e tinha uma tomografia pra fazer no joelho. Era rodízio do Calibra e resolvi ir de Passat. No meio da avenida, ele apaga. Do nada. E nem sinal de vida. Achei que um cabo pudesse estar solto. Nada. Liguei pro guincho e para a patroa. E fui fazer o exame. E toca ela ir pra lá, pegar um puta transito, pra ficar do lado do carro até o guincho chegar, rebocar o Passatinho e ela me pegar no médico.

É, eu sei. Dessa vez eu passei dos limites. Na segunda parte eu conto como termina essa história (a do carro, não a do ódio patronal sobre os antigos)

13 comentários sobre “Meus carros: VW Passat TS 1978 (parte1)

  1. adorei a caranga. É ainda o sonho de consumo de uma legião de adimiradores.
    Comprei um este ano (TS 1978) e vou restaura-lo. É mais que um carro, é um projeto de sonho a ser realizado.

    Curtir

  2. Já tive um Passat muito parecido com esse, o meu carro era incrível, funcionava muito bem, só não aceitava viajar, era pegar estrada e ficar pelo caminho, em algumas vezes isso acontecia tanto na ida quanto na volta e adorava uma oficina, imagina alguém que antes só tinha carros com mecânica a Ar, que com uma pequena revisão, você pode viajar pelo mundo, devagar, sem conforto mais que não vai ficar no meio do caminho.
    Com o Passat tive duas alegria, na compra e na venda.

    Curtir

    1. É verdade. Os modelos a ar são muito mais robustos. Se bem que, tirando o episodio do apagão, o Passatinho foi muito bem durante sua estada comigo.. e foi embora rodando um montão de quilômetros, como vocês verão a seguir, na segunda parte da história.

      Curtir

    2. Acho, que vc não encontrou um bom mecanioco p/ seu carro, por que é um exelente carro!!!!!!!!!!!! Um dos melhores fabricados até hoje.

      Curtir

  3. Show de bola o Passat!! Quando moleque, o meu tinha um prata TS 82 que a frente é o farol retangular que particularmente acho feio.

    Continue contando sobre os seus carros e parabéns pelo o blog!!

    Curtir

  4. Adriano como vai?
    As vezes nos encontramos nas estapas do campeonato paulista, mas vc nao me conhece pois nunca conversamos, porém eu sempre leio seu blog.

    Na ultima etapa teve um incrivel acidente com meu Maverick (da historicos V8) trepando em cima de um Spider. Segue o link do Video para vc analizar e se quiser postar no seu blog, fique a vontade.

    Abraço

    David

    Curtir

  5. Aeeeeeeeeee… certeza que era a neve Adriano… agora dá pra acessar na boa! =D

    Quanto ao passat, sou suspeito pra falar, pois tenho uma paixão única por esse modelo, ainda mais pelos TS, e fiquei babando no seu. Eu como fã dos Motores AP (tive 4 carrinhos com esse motor), curti a idéia do “milenove”, mas aí a 3E caia melhor pra andar forte, mesmo o mini sendo um ótimo carburador (se bem acertado). Mas o legal para manter a originalidade seria ter um motor MD 1.5.
    Mas no geral achei lindo passat heim… parabéns.

    Curtir

    1. Valeu! Esse ficou legal. Também concordo que o 3E ficaria melhor… mas eu já tinha colocado no rolo… antes do 1.9
      Abração!

      Curtir

  6. griecco, achei interessante a primeira foto!
    como esta foto aerea foi feita, ficou legal, e vc ainda olhando pra camera!
    foi o cmte hamilton q filmou de helicoptero? rsrsrsr

    eu sabia q vc ia se irritar com a neve de novo! rsrsrsrsr
    e pelos meus últimos comentários, ja vi q a patroa é mais fatal q seu editor chefe!

    rsrsrsrsrsr
    abs

    Curtir

    1. A foto foi feita no estacinamento da Editora Abril. O fotografo ficou no sexto antar e eu estava descendo a rampa de acesso. Com isso ele conseguiu pegar a foto de cima.

      A neve tava ruim. E tinha gente reclamando que o blog tava lento. A culpa devia ser dela, certeza.

      E pode ter certeza que, no que diz respeito aos carros antigos, a patroa é implacável, não quer saber de nada. Nem do futuro BMW que ainda nem nasceu!

      Curtir

Deixe um comentário